top of page

O que é uma Pool? (Piscina de liquidez )

  • Foto do escritor: Steiceweb3
    Steiceweb3
  • 5 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

O que são pools de liquidez em DeFi?


Um pool de liquidez em DeFi é um contrato inteligente responsável por bloquear tokens em uma (DEX) para garantir a liquidez para esses tokens.

Os usuários desses pools, conhecidos como provedores de liquidez fornecem tokens para o contrato inteligente e são recompensados por isso.

ree


Funcionamento dos pools de liquidez


De maneira geral, um pool de liquidez funciona através de pares de negociação. Por exemplo, um pool que negocia o par USDT e Ether (USDT/ETH) permite a compra de USDT em troca de ETH, e vice-versa.

Para que essa negociação ocorra, o pool necessita ter liquidez nas duas criptomoedas. É aqui que entram em cena os provedores de liquidez. Quem desejar fornecer liquidez a esses pools deve colocar a mesma quantidade de fundos para cada criptomoeda.

Assim, no par USDT/ETH, o provedor de liquidez que depositar R$ 100 em ETH precisará depositar mais R$ 100 em USDT.

Em seguida, este usuário recebe um token, conhecido como token de pool, que representa o par no qual ele proveu liquidez. Nesse sentido, o usuário do exemplo acima ganha um token USDTETH, que representa o par USDT/ETH


Vantagens dos pools de liquidez


A primeira vantagem dos pools de liquidez é justamente garantir que as negociações ocorram.

Como as DEX e os demais protocolos DeFi não armazenam fundos dos usuários, elas dependem de liquidez externa. Quanto maior a liquidez de um pool, menor a chance de que haja problemas como manipulação de mercado, por exemplo.

Os pools, assim como a mineração via Prova de Aposta (PoS), também possibilitam geração de renda passiva.

Com isso os provedores que investem para o longo prazo conseguem obter retornos bastante satisfatórios, por vezes superiores aos de aplicações do mercado tradicional.

Em contrapartida, é preciso tomar cuidado com a segurança dos protocolos, que podem estar sujeitos a ataques hackers com frequência. Portanto, é preciso verificar quais protocolos oferecem o maior grau de segurança para um investimento de longo prazo.


Desvantagens com Impermanent Loss ( Perda permanente )


Perda impermanente descreve a perda temporária de fundos ocasionalmente experimentada por provedores de liquidez devido à volatilidade em um par de negociação.

Em resumo, a perda impermanente é a diferença do valor em U$ entre segurar os tokens na sua carteira ou aplicá-los em uma piscina de liquidez. Essa diferença acontece em momentos de alta volatilidade, quando um dos tokens do par varia muito de preço.

A perda se torna permanente caso, no momento de retirada da liquidez, o token volátil não retorne ao seu valor no momento da adição.


Rendimentos com Yield Farming


Após prover a liquidez, você deve aplicar os tokens VLP ( valor presente líquido) em farming para receber as recompensas por isso. Supondo que o rendimento do par AURO/BUSD seja 1000% ao ano. Isso significa que, no final de 1 ano, você terá recebido 10x o valor adicionado em recompensas em Auro (83% ao mês, 2,73% ao dia).

Por óbvio, esses valores tendem a alterar com o tempo, de acordo com a quantidade de pessoas presentes nesse farm (especificamente, nesse par) e com o valor unitário.

O que é yield farming?

O yield farming, também conhecido como liquidity mining (em português, mineração de liquidez), é uma maneira de gerar rendimentos através do holding (armazenamento) de criptomoedas. Basicamente, você mantém suas criptomoedas bloqueadas e recebe recompensas por isso.

De certa forma, o yield farming pode ser comparado ao staking.

No entanto, existem diversos fatores complexos em segundo plano. Em muitos casos, o yield farming funciona através de usuários conhecidos como provedores de liquidez (LP), que adicionam fundos a pools de liquidez.




Comentários


© 2023 por Steiceweb3

bottom of page