O que é Staking?
- Steiceweb3

- 29 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Staking é uma maneira popular de obter renda passiva com seus investimentos em criptomoedas. Veja como você pode começar.

Staking oferece aos detentores de criptosmoedas uma maneira de colocar seus ativos digitais para trabalhar e obter renda passiva sem precisar vendê-los.
Você pode pensar em apostar como o equivalente criptográfico de colocar dinheiro em uma conta poupança de alto rendimento. Quando você deposita fundos em uma conta poupança, o banco pega esse dinheiro e normalmente o empresta para outras pessoas. Em troca de trancar esse dinheiro com o banco, você recebe uma parte dos juros obtidos com os empréstimos – embora uma parcela muito baixa.
Da mesma forma, quando você aposta seus ativos digitais, você bloqueia as moedas para participar da execução do blockchain e manter sua segurança.
Em troca disso, você ganha recompensas calculadas em rendimentos percentuais. Esses retornos são tipicamente muito maiores do que qualquer taxa de juros oferecida pelos bancos.
Staking tornou-se uma maneira popular de lucrar com criptomoedas sem negociar moedas. Em abril de 2022, o valor total das criptomoedas apostadas ultrapassou o limite de US$ 280 bilhões, de acordo com o Staking Rewards
Como funciona o staking?
O staking só é possível por meio do mecanismo de consenso de prova de participação, que é um método específico usado por certas blockchains para selecionar participantes honestos e verificar novos blocos de dados sendo adicionados à rede.
Ao forçar esses participantes da rede – conhecidos como validadores ou “stakers” – a comprar e bloquear uma certa quantidade de tokens, torna-se pouco atraente agir de forma desonesta na rede. Se o blockchain fosse corrompido de alguma forma por meio de atividades maliciosas, o token nativo associado a ele provavelmente cairia de preço e o(s) autor(es) perderiam dinheiro.
A aposta, então, é a “pele no jogo” do validador para garantir que ele aja honestamente e para o bem da rede. Em troca de seu compromisso, os validadores recebem recompensas denominadas na criptomoeda nativa.
A aposta não precisa consistir exclusivamente nas moedas de uma pessoa. Na maioria das vezes, os validadores executam um staking pool e arrecadam fundos de um grupo de detentores de tokens por meio de delegação (agindo em nome de outros) – reduzindo a barreira de entrada para que mais usuários participem do staking. Qualquer titular pode participar do processo de staking, delegando suas moedas a operadores de staking que fazem todo o trabalho pesado envolvido na validação de transações no blockchain.
.png)


Comentários