O que é Finanças Descentralizadas (DeFi)?
- Steiceweb3

- 29 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
As finanças descentralizadas (DeFi) são uma tecnologia financeira emergente baseada em livros distribuídos seguros semelhantes aos usados por criptomoedas. O sistema remove o controle que bancos e instituições têm sobre dinheiro, produtos financeiros e serviços financeiros.

Entendendo as finanças descentralizadas (DeFi)
Para entender as finanças descentralizadas e como elas funcionam, é importante entender como as finanças centralizadas diferem do DeFi.
Finanças Centralizadas
Nas finanças centralizadas, seu dinheiro é mantido por bancos, corporações cujo objetivo principal é ganhar dinheiro. O sistema financeiro está repleto de terceiros que facilitam a movimentação de dinheiro entre as partes, cada uma cobrando taxas pelo uso de seus serviços.
Finanças Descentralizadas
O financiamento descentralizado elimina intermediários, permitindo que pessoas, comerciantes e empresas realizem transações financeiras por meio de tecnologia emergente. Isso é feito por meio de redes financeiras ponto a ponto que usam protocolos de segurança, conectividade, software e avanços de hardware.
As finanças descentralizadas usam essa tecnologia para eliminar modelos financeiros centralizados, permitindo que qualquer pessoa use serviços financeiros em qualquer lugar, independentemente de quem ou onde estiver.
Os aplicativos DeFi oferecem aos usuários mais controle sobre seu dinheiro por meio de carteiras pessoais e serviços de negociação que atendem a indivíduos.
Como funciona o DeFi?
As finanças descentralizadas usam a tecnologia blockchain que as criptomoedas usam. Um blockchain é um banco de dados ou livro distribuído e seguro. Aplicativos chamados dApps são usados para lidar com transações e executar o blockchain.
Produtos Financeiros DeFi
As transações financeiras peer-to-peer (P2P) são uma das principais premissas por trás do DeFi. Uma transação P2P DeFi é onde duas partes concordam em trocar criptomoeda por bens ou serviços com um terceiro envolvido.
O emprestimo P2P sob DeFi não significa que não haverá juros e taxas. No entanto, isso significa que você terá muito mais opções, pois o credor pode estar em qualquer lugar do mundo.
O que as finanças descentralizadas fazem? O objetivo do DeFi é livrar-se dos terceiros que estão envolvidos em todas as transações financeiras.
Bitcoin é uma finança descentralizada? Bitcoin é uma criptomoeda. O DeFi está sendo projetado para usar criptomoeda em seu ecossistema, então o Bitcoin não é DeFi tanto quanto faz parte dele.
O que é o valor total bloqueado em DeFi? O valor total bloqueado (TVL) é a soma de todas as criptomoedas apostadas, emprestadas, depositadas em um pool ou usadas para outras ações financeiras em todo o DeFi. Também pode representar a soma de criptomoedas específicas usadas para atividades financeiras, como ether ou bitcoin.
.png)


Comentários